Decorar uma casa pela primeira vez é uma autêntica aventura. Temos uma casa vazia, cheia de possibilidades para decorar, sonhar e, principalmente, criar memórias. Apesar de ser um belo momento, podem surgir também muitas dúvidas dos passos que se devem seguir. Por onde começar? Qual é o estilo mais adequado ao meu gosto? Para todos os que se encontram nessa situação, o Habitissimo deixa-lhes aqui algumas dicas:
Compre com cabeça
Muitas vezes ouvimos que não devemos comprar demasiadas coisas sem pensar, e isso é especialmente verdade quando decoramos uma casa. O nosso entusiasmo pode por vezes levar a que compremos tudo o que vemos nas lojas de decoração, sem pensar se precisamos realmente do objeto ou se se vai encaixar com o que realmente queremos na nossa casa. Por isso, escolha móveis e objetos que se enquadrem na perfeição com o estilo de vida que quer no seu novo lar e que condigam com a sua personalidade e gostos. E faça um pequeno plano (numa folha ou mentalmente) do que deseja ter em cada divisão para que não compre nada a mais ou a menos.

As cores como ponto de partida
Tanto a luz como a cor numa casa são essenciais para que esta se destaque como merece. Tenha em conta que, se escolhermos cores escuras e não tivermos uma luz apropriada, vamos criar divisões frias e visualmente menos amplas. Para além disso, passar muito tempo num local assim não se torna muito confortável. Escolha uma paleta de cores neutra para que as divisões se tornam mais amplas visualmente e para que nos sintamos relaxados quando lá estivermos.

Qualidade antes da quantidade
Procure peças de decoração e têxteis com qualidade, mesmo que sejam em menor quantidade. Assim, garante que estes têm uma boa vida útil sem que tenha que os estar a substituir frequentemente. Pense que a sua casa é um dos locais onde irá passar mais tempo e, por isso, merece uma atenção especial na hora de decorar. Preste atenção aos detalhes e se a peça em questão se enquadra bem no ambiente que quer criar, e assim poderá tê-la consigo por ainda mais tempo.

Ilumine a casa corretamente
A luz é fundamental para que a vida na sua nova casa se torne mais confortável. Por isso, tente ter o máximo de luz natural possível na sua casa, com janelas e varandas bem situadas. Podemos também aumentar essa sensação de luminosidade com espelhos colocados em locais estratégicos, cortinas mais translúcidas e jogando com a luz artificial para que de noite a iluminação continue adequada no seu lar. A iluminação torna-se ainda mais relevante se vai passar muito tempo em casa, por isso pense na melhor maneira de usufruir dela.

Esperamos que estas dicas lhe tenham sido úteis e que já se sinta com mais segurança para planear a decoração da sua nova casa!